Um dos grandes expoentes da cena cultural paulistana, o Teatro Municipal (a grafia Theatro Municipal ainda é utilizada em algumas publicações) que teve as suas linhas arquitetônicas inspiradas na Ópera de Paris foi inaugurado em 1911 para o lazer da elite da época.
Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, hoje em dia o Municipal não faz distinção entre os seus visitantes. Aliás, atualmente a intenção é justamente a de fazer com que todos conheçam a sua arquitetura e a sua história.
O Teatro organiza passeios guiados pelo seu interior. A visita dura cerca de uma hora e passa por cinco ambientes: saguão, escadaria principal, sala de espetáculos, hall dos camarotes e sação nobre.
O prédio passou por inúmeras reformas e restauros durante os seus mais de cem anos. Diversas diferenças estruturais e curiosidades são reveladas nesses passeios.
Não se esqueça de levar a sua câmera fotográfica pois a arquitetura e a decoração são impressionantes!
Salão dos Arcos
No subterrâneo do Municipal encontra-se um espaço bastante peculiar. Trata-se do Salão dos Arcos, uma área de 340 m² onde está localizada a fundação do prédio.
As paredes são inspiradas nas antigas construções romanas e foram levantadas com blocos de granito e tijolinhos de alvenaria sem a utilização de nenhuma gota de cimento.
Após algumas reformas o Salão dos Arcos recebeu itens de conforto como, por exemplo, um moderno sistema de ar condicionado. Atualmente o espaço abriga eventos, exposições e coquetéis de estreia das óperas do Municipal.
Este espaço voltou a ser foco das atenções devido a um projeto que prevê a instalação do bar Arcos que deverá ser comandado pelo empresário Facundo Guerra.
Como chegar no Theatro Municipal
Hotel próximo do Theatro Municipal de São Paulo
No Hotel Castelar você conta com tarifas promocionais para a sua hospedagem em São Paulo próximo do Theatro Municipal bem no centro da cidade!