Rua José Paulino: As Origens
Inicialmente conhecida como “Rua dos Imigrantes” a Rua José Paulino localiza-se no bairro do Bom Retiro.
No início do século XX o Bom Retiro era um bairro essencialmente operário e abrigava principalmente imigrantes italianos.
Já as atividades comerciais concentradas na Rua José Paulino não eram exercidas por italianos, mas sim, por imigrantes portugueses, turcos, sírios e libaneses.
A partir da década de 1920 começaram a se instalar no bairro diversos imigrantes judeus sendo que esse fluxo se intensificou durante o período da Segunda Guerra Mundial. Os judeus começaram a moldar a atual vocação do bairro ao se dedicarem ao ramo têxtil (confecção e comércio).
A partir do final da década de 1960 teve início a chegada de imigrantes sul-coreanos que começaram a comprar as principais lojas do bairro. Esse movimento se intensificou na década de 1980 em grande parte graças a uma lei de 1982 que anistiava imigrantes ilegais.
Atualmente o comércio da Rua José Paulino e imediações é dominado justamente pelos coreanos que acompanham em suas lojas, as tendências e novidades do mundo da moda.
Moda e confecções
Atualmente a Rua José Paulino é considerada por muitos como um “polo gerador de moda”.
Mesmo sendo possível encontrar mercadorias mais populares a José Paulino atrai consumidores e comerciantes de diversas partes do país e até mesmo do exterior pelas roupas mais elaboradas como vestidos de festa e até de noivas.
São encontradas tanto lojas dedicadas ao comércio no atacado quanto excelentes oportunidades para quem compra no varejo.
Entre todos os que visitam a Rua José Paulino, um ponto não se discute: lá é possível encontrar artigos de excelente qualidade com preços mais baixos do que os praticados nos grandes shoppings, principalmente se comparados a marcas famosas.
O 25º bairro mais descolado do mundo
Em setembro de 2019 a revista britânica de entretenimento Time Out elegeu o Bom Retiro como o 25º bairro mais “cool” do mundo.
Segundo a publicação foram entrevistadas 27 mil pessoas de diversos países na pesquisa que colocou o bairro lisboeta de Arroios no primeiro lugar dessa lista.
O bairro tem grande destaque por diversos movimentos migratórios que ao longo do tempo ajudaram a transformá-lo num importante polo comercial, entre outras características.
Esses movimentos tiveram início com comunidades de imigrantes italianos e judeus. Atualmente esse papel cabe principalmente às comunidades de coreanos e bolivianos.
A revista destaca a importância do aspecto cultural do Bom Retiro ao sugerir passeios como a Pinacoteca do Estado, a Sala São Paulo e a Estação da Luz, entre outros.
Além da cultura a gastronomia foi outro fator preponderante para eleger o Bom Retiro como o bairro mais decolado do Brasil.
No bairro podemos encontrar representantes de várias cozinhas como os restaurantes Acrópoles (grega) e Delishop (judaica).
Como de deslocar do Hotel Castelar até o bairro do Bom Retiro
Se você procura um hotel próximo do Bom Retiro e Rua José Paulino o Hotel Castelar conta com tarifas promocionais para a sua hospedagem em São Paulo.